Sim, no dia 13 de dezembro de 1981, ao vencer o Liverpool (ING) por 3 a 0, no Japão
“E no Rio não tem outro igual, só o Flamengo é campeão mundial”. Até os dias de hoje, o torcedor do Flamengo canta com orgulho que chegou ao topo do planeta. Isso aconteceu no dia 13 de dezembro de 1981, quando Zico e companhia “botaram os ingleses na roda” com a vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool (ING), no Japão.
O time do técnico Paulo Cesar Carpegiani entrou em campo com Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Lico, Tita e Nunes. O duelo acontece no Estádio Nacional de Tóquio, com arbitragem do mexicano Rúbio Vazques.
COMO FOI O JOGO ENTRE FLAMENGO X LIVERPOOL, NO MUNDIAL
De acordo com relatos de jogadores do Flamengo, os atletas do Liverpool olhavam com desprezo para os rubro-negros. Afinal, Zico, Junior e companheiros chegaram ao estádio com clima leve, sorrisos e tocando pagode. Portanto, os ingleses estranharam a cena e não escondiam um ‘ar de superioridade’ antes da partida começar.
Porém, foi só a bola rolar para o show do Flamengo começar. Logo com 13 minutos, Zico deu lindo e por cima da zaga do Liverpool e Nunes, cara a cara com o goleiro, mandou para o fundo das redes. Essa dupla voltaria a brilhar na sequência do jogo.
Aos 34 minutos, Zico bateu falta com força, a bola quicou no gramado e o goleiro Bruce Grobbelaar espalmou. No rebote, Adílio chegou para empurrar para as redes e ampliar o placar. Com 41’ da etapa inicial, novamente o eterno camisa 10 da Gávea enfiou a bola em profundidade, e o ‘Artilheiro das Decisões’ mandou para o fundo das redes na saída do goleiro: 3 a 0.
Na etapa final, o Flamengo só istrou o resultado. O Liverpool, ‘nocauteado’, não teve forças para reagir. Assim sendo, o Mais Querido fez o ‘relógio correr’ e garantiu o título mundial, sendo o segundo brasileiro a conquistar o feito, após o bi do Santos de Pelé, em 1962 e 1963.
POR QUE O FLAMENGO DISPUTOU O MUNDIAL DE 1981?
Até 2004, o título do Mundial de Clubes era disputado em jogo único, entre o campeão da Libertadores contra o vencedor da Champions League europeia. Por isso, o Flamengo de 81 se qualificou para o torneio, após vencer o Cobreloa (CHI) na decisão continental, com o placar de 2 a 0 no terceiro e último confronto da decisão.
POR QUE O LIVERPOOL DISPUTOU O MUNDIAL DE 1981?
Já o Liverpool conquistou o campeonato continental, que na época era chamado de Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao ganhar do Real Madrid (ESP) por 1 a 0 na final, disputada no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris, na França. Foi o terceiro título continental do clube na história.
OUTRAS CHANCES DE TÍTULO MUNDIAL DO FLAMENGO
O Flamengo teve a chance de disputa o Mundial de Clubes em mais duas oportunidades. Já em novo formato, com campeões de outros continentes, o Rubro-Negro tentou o bicampeonato em 2019 e 2022 (disputado em 2023, por conta da pandemia). Com o time de Jorge Jesus, o Mengão venceu a semifinal sobre o Al Hilal (SAU) por 3 a 1, mas perdeu a decisão para o Liverpool, por 1 a 0, na prorrogação.
Já em 2023, o Flamengo não ou da semifinal e perdeu para o Al Hilal, por 3 a 2. Assim sendo, o Rubro-Negro disputou o bronze e bateu o Al Ahly (EGI), por 4 a 2. O Real Madrid, de Vini Jr, viria a ser o campeão, ao derrotar os sauditas na decisão por 5 a 3, com dois gols do cria do Mengão.
Agora, o Flamengo terá mais uma chance de levantar a taça. Em junho e julho, acontece o novo Mundial de Clubes, com 32 equipes. A FIFA tem chamado o torneio de Copa do Mundo de Clubes, já que tem o mesmo molde da tradicional copa de seleções.
MUNDIAL DE BASE E DE BASQUETE
No futebol de base, o Flamengo tem um título mundial. Em 2024, o Rubro-Negro ganhou a Libertadores Sub-20 sobre o Boca Juniors (ARG) e encarou o Olympiacos (GRE), no Maracanã. De virada, o Mais Querido, dirigido por Filipe Luís, levou a melhor, por 2 a 1. O bi pode vir em 2025, já que novamente o Mengão levou o troféu continental, dessa vez sobre o Palmeiras, e pega o Barcelona (ESP) em agosto, novamente no Rio de Janeiro.
Já no basquete, o Orgulho da Nação é bicampeão mundial. Em 2014, o time liderado por Marcelinho Machado bateu o campeão europeu Maccabi Electra (ISR), por 90 a 77, no Maracanãzinho. Já em 2021, Olivinha e companhia foram ao Egito e ganharam do Hereda San Pablo Burgos (ESP), por 75 a 62.