Proposta de reajuste do Campeonato Carioca foi do Flamengo
Depois do Flamengo propor mudanças no regulamento do Campeonato Carioca para os próximos anos, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) decidiu acatar a situação. Nesta quarta-feira (30), a entidade que organiza o torneio estadual anunciou que aceitou a proposta de readequação e que vai se reunir com os clubes para tratar da competição para 2026 e 2027.
VEJA A NOTA OFICIAL:
“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informa que, logo ao fim do Campeonato Carioca Superbet 2025, debruçou-se sobre a realidade do futebol brasileiro e decidiu pela readequação do formato de disputa do Estadual mais charmoso e visto do país.
Desde lá, o presidente Rubens Lopes e membros do Conselho de istração da FERJ debatem e desenham uma fórmula que proteja e valorize o futebol como um todo: do calendário ao topo e base da pirâmide. Paralelamente, a FERJ vem conversando com os clubes participantes da Série A para apresentar a proposta. Não houve reunião alguma na sede da entidade para tratar tal tema.
Mais à frente, em momento oportuno, será realizado um Conselho Arbitral para decidir o regulamento do Campeonato Carioca de 2026 e 2027.”
PROPOSTA DO FLAMENGO
O Flamengo propôs à FERJ um novo calendário para o Campeonato Carioca. Na ocasião, o time rubro-negro apresentou um formato com redução de 15 para dez datas. Em reunião realizada na entidade, na noite da última terça-feira (29), os clubes alinharam um modelo de disputa do Estadual para 2026.
QUAL A PROPOSTA?
Inicialmente, a ideia é separar os 12 clubes em dois grupos de seis, diferentemente da atual edição, em que foi formada uma liga. Dessa forma, as equipes da chave A enfrentam as da chave B. Além disso, os quatro primeiros colocados de cada parte disputam as quartas de final em jogo único e semifinal com ida e volta. Por fim, a decisão seria definida em apenas uma partida.
MOTIVO DA PROPOSTA
Assim sendo, com menos datas para a disputa do Campeonato Carioca, os clubes poderiam focar mais no planejamento, como contratações e organização do elenco. Além disso, as equipes poderiam disputar torneios de pré-temporada, como o Flamengo tem feito nos últimos anos.