Português José Boto está prestes a ser anunciado como novo ‘homem forte’ de futebol do Flamengo
Apurado por Léo José
Luiz Eduardo Baptista, o Bap, será presidente do Flamengo no triênio 2025-2027. Um dos primeiros atos do futuro mandatário é determinar quem será o ‘homem forte’ do futebol rubro-negro. O grande favorito para assumir o cargo é o português José Boto. Contudo, o profissional poderia chegar antes ao clube, já que o futuro mandatário indicou o nome do lusitano para a gestão Rodolfo Landim.
De acordo com informação da reportagem do Coluna do Fla, no ado, Luiz Eduardo Baptista conversou com Landim. No entanto, o presidente em exercício sequer quis avançar no diálogo. Desse modo, Boto terá a chance de assumir a função de diretor técnico do Flamengo na próxima gestão.
LANDIM APOSTOU EM BRAZ
Rodolfo Landim ‘não quis conversa’ com José Boto porque tinha Marcos Braz como vice-presidente de futebol e ‘homem forte’ da pasta, de 2019 a 2024. O dirigente, na atual gestão, esteve à frente nos últimos 13 títulos: duas Libertadores, dois Brasileirões, duas Copas do Brasil, uma Recopa, duas Supercopas e quatro Cariocas. Contudo, o dirigente deu adeus à função e não ficará para 2025.
Com Luiz Eduardo Baptista, a função de vice-presidente de futebol não vai existir. Afinal, de acordo com o estatuto do clube, quem atua nesse cargo não pode ser remunerado, ou seja, é ‘amador’. Como Bap tem batido na tecla de que vai profissionalizar o futebol do Flamengo, vai contratar Boto e dará o cargo de diretor técnico.
QUEM É JOSÉ BOTO?
Consagrado no Benfica (POR) e atualmente no Osijek, da Croácia, José Boto nasceu em Loures, em Portugal. No clube lusitano, o profissional descobriu nomes como o goleiro Jan Oblak e o volante Axel Witsel, ambos no Atlético de Madrid (ESP), o zagueiro Victor Lindelöf (Manchester United-ING), o meia Nemanja Matic (Lyon-FRA) e o atacante Luka Jovi (Milan-ITA).
Boto chegou a trabalhar com Jorge Jesus no Benfica e também ou por Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e PAOK, da Grécia. No mercado do futebol, o provável dirigente da ‘Era Bap’ é conhecido por descobrir talentos e gerir elencos de forma estratégica e técnica.